Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Nacional Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020, 12:10 - A | A

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020, 12h:10 - A | A

Covid-19

Primeiro paciente infectado por coronavírus no país é confirmado

Homem de 61 anos, que mora em SP, fez viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro

Hélder Rafael
Capital News

Reprodução/TV Brasil

Primeiro paciente infectado por coronavírus no país é confirmado

 

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) o caso positivo de coronavírus em São Paulo. Este é o primeiro caso da doença no Brasil e em toda a América Latina.

 

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo do norte da Itália, onde esteve entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ele não tinha apresentado sintomas, mas depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.

 

O hospital Albert Einstein registrou a suspeita no dia 25 de fevereiro e fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que também comprovou a infecção por coronavírus. 

 

"Esse paciente chegou na sexta-feira, ficou em casa no sábado, e no domingo recebeu 30 pessoas em casa na família. Todas elas já foram contactadas e estão sendo monitorados", disse o ministro. 

 

Mandetta disse que os procedimentos nos aeroportos ou bloqueios a países suspeitos, devido ao grande número de conexões nos voos, não serão alterados. "Não existe nenhuma tecnologia que possa nos dizer que quem está dentro de um avião possa estar com o vírus ou não", disse.

 

"A regra continua sendo: se tem sintomas, não viaje. Viajou? Informe as autoridades quando chega. Passou 14 dias da chegada, se sentir sintomas, procure a rede de saúde da sua cidade."

 

Há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS