Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 19h:15 - A | A

Eleições 2014

Veja os principais pontos do segundo dia de julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE

O relator do processo defendeu que a campanha para Presidente da República, a principal do país, não poderia permanecer alheia aos controles da Justiça Eleitoral.

Maisse Cunha
Capital News

TSE

Veja os principais pontos do segundo dia de julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE

O relator do processo defendeu que a campanha para Presidente da República, a principal do país, não poderia permanecer alheia aos controles da Justiça Eleitoral.

Retomado, nesta quarta-feira (7), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento da chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), por suposto abuso de poder político e econômico praticado nas eleições de 2014. O segundo dia de julgamento foi marcado por divergências entre os ministros Herman Benjamin e o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

Benjamin, relator do processo, defendeu que "a campanha para Presidente da República, a principal do país, não poderia permanecer alheia aos controles da Justiça Eleitoral. Ao contrário, o que se espera é que a campanha presidencial seja aquela com os controles mais rígidos, amplos e eficazes, uma vez que serve de parâmetro e exemplo para as demais eleições realizadas no país. Não só a campanha, mas o julgamento sobre a campanha também”.

Os advogados da ex-presidente Dilma alegaram que a ação impetrada pelo PSDB não passa de “inconformismo de derrotado” e, ainda, defenderam que o depoimento dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura e de delatores da Odebrecht ao TSE não têm relação com a acusação inicial feita pelo PSDB. Para refutar a alegação, o relator rebateu que o processo sempre preveu o "financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas", o que inclui a Odebrecht.

TSE

Veja os principais pontos do segundo dia de julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE

Os advogados do presidente Michel Temer defenderam a manutenção do mandato do peemedebista e sustentaram que ele, enquanto vice-presidente à época, não cometeu nenhuma irregularidade.

Segundo o entendimento do ministro "A Odebrecht foi uma parasita da Petrobras. O maior parasita da Petrobras foi a Odebrecht, por meio da Braskem. Portanto é absolutamente descabido se dizer da tribuna, com todo o respeito, que a Odebrecht não tem a ver com a Petrobras. Tem tudo a ver. A Petrobras se transformou em um veículo para a Odebrecht alcançar objetivos de natureza privada espúrios. Isso é dito claramente nos depoimentos. Mais até do que as outras empresas listadas na petição inicial, nenhuma parasitou mais essa grande empresa pública do que a Odebrecht", disse Benjamin.

Terceiro dia
O julgamento reinicia amanhã às 9 horas. Também é possível que haja sessões na sexta-feira e até no final de semana.


Caso os ministros entendam que as denúncias feitas pelo PSDB contra a chapa são procedentes, Dilma poderá ter os direitos políticos cassados por 8 anos e Michel Temer poderá ter o mandato cassado. A tese foi defendida pelo vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino, na sessão de ontem (6).


Em caso de condenação, Temer poderá recorrer tanto ao TSE quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF).



Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS