A Black Friday chegou e, com ela, a oportunidade de garantir produtos incríveis com descontos imperdíveis. Mas, cuidado! Junto com as ofertas, também surgem os golpistas querendo estragar a festa. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para te ajudar a comprar com segurança e aproveitar ao máximo as oportunidades. Lembre-se dos golpes mais comuns e fique em alerta:
• Falsos sites de compras: páginas que imitam lojas e marcas conhecidas, oferecendo preços irresistíveis, mas, ao realizar uma operação, você perde o dinheiro sem receber o produto, e ainda tem seus dados pessoais e financeiros roubados.
• Captura de informações: e-mails e mensagens que aparentam ser de origem confiável incentivam o acesso a sites que servem apenas para obter informações importantes que serão usadas em novos golpes.
• Fraudes com cartões de crédito ou dados bancários: sites não confiáveis colocam em risco os dados de cartões que você usa, que podem ser roubados e usados em operações criminosas.
• Ofertas falsas e produtos falsificados: promoções exageradas em redes sociais, sites recém-criados ou de baixa reputação podem representar o risco de produtos falsificados, de qualidade inferior ou mesmo a simples não entrega do produto.
Ou seja, nem tudo são flores na Black Friday. Então vamos te orientar e ajudar você a se proteger! Não há receitas infalíveis: o essencial é manter o estado de alerta, a desconfiança por princípio e não agir por impulso, sem pensar ou informar-se adequadamente. Aqui vão algumas dicas que podem salvar o seu bolso e o seu final de ano:
• Verifique a reputação do site: Faça uma busca no Procon, no Reclame Aqui e nas redes sociais, usando informações como endereço físico, nome, CNPJ, telefones e e-mail de contato, que tem que ser do domínio do site: duvide dos e-mails genéricos, como Gmail e Hotmail. Suspeite de comentários exagerados ou incomum, e também de muitas “curtidas”.
• Use sites seguros: Eles devem mostrar o cadeado no navegador e ter https:// no endereço. Serviços como Whois e SiteConfiável ajudam a confirmar a legitimidade deles. Ao se cadastrar, use senhas fortes e diferentes em cada loja. Sites, anúncios e avaliações feitos por inteligência artificial (IA) podem omitir seus criadores ou responsáveis por administrá-los.
• Desconfie das ofertas muito atraentes: Preços irresistíveis são indicativos de fraude. Pesquise o histórico de preços: utilize comparadores online para verificar se o desconto pode ser realmente verdadeiro.
• Evite usar os links de e-mails e mensagens: Mesmo que tenham sido enviadas por conhecidos: eles podem não ver o golpe ou seus dispositivos poder ter sido usados indevidamente. Acesse o site oficial da loja diretamente pelo navegador, digitando o endereço da loja. Erros, linguagem estranha ou urgência são fortes indícios de golpe.
• Use cartões virtuais ou meios de pagamento seguro: Os bancos permitem a criação de um cartão para cada compra, grátis, e serviços como o PayPal têm segurança adicional, permitindo o cancelamento e reembolso em caso de fraude. Evite o PIX.
• Ative os alertas na conta bancária e no Cartão de Crédito: Configure notificações por mensagem (SMS) para cada transação realizada. Se for pagar na “maquinha”, confira o valor antes de digitar a senha, exija e guarde o comprovante de pagamento.
• Cheque informações do produto, do pagamento e as políticas de troca e devolução: Lojas legítimas informam claramente essas condições. Leia com atenção a descrição do produto, prestando atenção aos detalhes. Confira os dados do carrinho de compras, e, se o pagamento for por boleto, analise o CNPJ ou CPF do emissor e os primeiros dígitos do código de barras, que devem conferir com o código do banco. Vários bancos têm serviços que ajudam a identificar boletos falsos. Evite armazenar os números de cartões, CPF ou contas bancárias em sites e aplicativos.
• Evite usar redes Wi-Fi: Informações financeiras podem ser capturadas ao usar redes abertas ou de “visitantes”, como as de estabelecimentos comerciais, consultórios, escritórios, escolas ou aeroportos. Prefira usar o acesso de dados do celular.
• Atualize sempre seu dispositivo: Mantenha seu Android ou IoS, navegadores e aplicativos de compras atualizados. Use antimalwares e antivírus atualizados e execute buscas de ameaças (varreduras) regularmente.
Todas essas informações são importantes e ajudam muito, mas não garantem que você não seja vítima de golpes: os criminosos são astutos e os meios que usam são atualizados rapidamente para burlar esses cuidados. E se você for vítima de um golpe, o que fazer?
• Entre em contato com a instituição financeira: de preferência por ligação telefônica (SAC) para informar e cancelar a operação, ou bloquear o pagamento o mais rápido possível.
• Registre um boletim de ocorrência: Informe às autoridades competentes por serviços online (NUCIBER) e a denuncie em serviços de proteção ao consumidor (PROCON, Reclame Aqui, etc.).
• Confira sempre as suas contas: fique atento a movimentações suspeitas e bloqueie o cartão utilizado no golpe.
• Mude as senhas: E altere ou cancele as credenciais das contas usadas naquela operação.
• Avise aos parentes e conhecidos: As informações que você pode divulgar certamente evitarão novas ocorrências dos golpes.
Essas recomendações ajudam a aproveitar as promoções da Black Friday sem comprometer sua segurança ou orçamento. Afinal, estar atento aos sinais de fraude é essencial para evitar prejuízos ou dissabores. Mantenha-se informado: sites especializados como o cert.br, internetsegura.br, SaferNet Brasil e consumidor.gov.br são ótimas fontes de informação e orientações para sua proteção – e do seu suado dinheirinho!
*Luis Gonzaga de Paulo
Mestre em computação aplicada, especialista em segurança da informação e graduado em tecnologia em eletrônica - telecomunicações. É membro do IEEE e da SBC, coordenador de cursos (UNINTER) e professor (PUC-PR)
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