Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Opinião Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 07h:00 - A | A

Opinião

Com EAD, Programa do TCE é Instrumento de Vanguarda

Por Iran Coelho das Neves*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Desenvolvido pela nossa Escola Superior de Controle Externo (Escoex), dirigida pelo Conselheiro Waldir Neves, o programa ‘O Tribunal Que É Da Nossa Conta’ consolidou-se ao longo dos últimos meses como uma experiência exitosa de capacitação de gestores e agentes públicos de entes jurisdicionados, em diferentes região do estado.

Divulgação

Iran Coelho das Neves - Artigo

Iran Coelho das Neves


Através de encontros em polos regionais, o programa levou conhecimento sobre processos e procedimentos afinados com as normas de controle externo adotadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) a 1.088 servidores e lideranças políticas.

Realizados nas cidades-polo de Três Lagoas, Coxim e Ponta Porã, esses encontros inverteram uma velha ‘lógica’, levando o Tribunal de Contas até os jurisdicionados, aproximação que, além de reduzir drasticamente as despesas de prefeituras e câmaras municipais para capacitar seus servidores, resultou em excelentes números de interessados, com ótimos índices de aproveitamento.

Agora, o ‘Tribunal Que É Da Nossa Conta’ avança uma nova e promissora etapa ao capitalizar a extraordinária experiência da Escoex – que em três anos já capacitou dois mil gestores através do Ensino a Distância, o EAD – para eliminar por completo as barreiras de distância, de custos e de tempo, disponibilizando o acesso online aos cursos que qualificam a gestão pública.

Ao se utilizar dos recursos tecnológicos e da experiência pedagógica de vanguarda da Escoex, o programa avança na democratização da oferta de conhecimento sobre os diferentes aspectos da governança, assegurando que servidores e agentes públicos tenham pleno e contínuo acesso à capacitação.

Com essa importante e oportuna medida, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul dá passo decisivo na política institucional que adotamos, de efetiva aproximação com os entes jurisdicionados, respondendo a suas demandas sobre métodos e processos condizentes com a boa gestão pública, através de suportes tecnológicos de vanguarda e de pessoal gabaritado.

Assim, a exitosa experiência inicial do programa ‘O Tribunal Que É Da Nossa Conta’ projeta-se como ferramenta contemporânea e inclusiva de disseminação do conhecimento como prevenção de danos ao erário e, mais ainda, como instrumento pedagógico eficaz para aprimoramento continuado da governança pública.

Ganham o cidadão contribuinte e a sociedade com um todo.

 

 

*Iran Coelho das Neves

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS