Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 19:15 - A | A

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 19h:15 - A | A

Opinião

O desafio da terceira idade

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Tratar a decadência da velhice com respeito e bom gosto é um imenso desafio. O diretor Paolo Virzi consegue essa proeza em “Ella & John”, filme que tem as soberbas atuações de Donald Sutherland e Helen Mirren, respectivamente no papel de um marido com Alzheimer e sua esposa que convive com um câncer terminal.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

Em um antigo trailer, eles saem de sua residência e, sozinhos, vão realizar um sonho dele, conhecer a casa em que viveu o escritor Ernest Hemingway, uma de suas paixões. Episódios dramáticos, mas com algumas pitadas de humor, narram essa jornada em busca de prazer nos últimos momentos de suas vidas.

Eles vão de Boston a Flórida sem contar para os filhos onde estão, numa jornada de encontros e desencontros e de recuperação daquilo que restou de si mesmos. Nesse sentido, toda noite, sentam para ver slides de fotos de família, sendo cada vez mais difícil para o marido lembrar quem são seus filhos e netos e, em certos momentos, reconhecer a própria esposa.

O desfecho trágico aponta para aquilo que muitos querem negar. A morte pode ser uma libertação das dores de viver em certos casos. Mas isso não se trata de uma regra ou de uma ideologia a ser defendida ou propagada. A questão é colocada como uma escolha existencial, pois a passagem do tempo traz consequências distintas para cada um.

Nesse sentido, talvez o momento mais pungente nessa viagem entre Boston e Florida, que traz um mergulho no próprio passado e em suas lembranças, seja a progressiva incapacidade do protagonista de ler o autor que mais gosta, porque a perda da memória recente o leva a não guardar as linhas que acabaram de ficar para trás. Assim, a vida pode ter um peso insuportável. A pensar...

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS