Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Opinião Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 18:58 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 18h:58 - A | A

Opinião

Qual é o impacto da Sociedade 5.0 nas empresas brasileiras?

Por João Paulo Nieto*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Se na Revolução 4.0 as tecnologias são desenvolvidas com foco na indústria e produtividade, a fim de agilizar operações e gerar lucro, na Sociedade 5.0, o objetivo é trazer o ser humano ao centro de tudo, visando o desenvolvimento de soluções para o bem-estar da sociedade, para melhorar sua qualidade de vida e solucionar seus problemas. A Sociedade 5.0 surgiu no Japão e já trouxe uma grande discussão para as empresas no Brasil, que agora buscam entender os impactos e benefícios da adoção deste conceito.

Divulgação

João Paulo Nieto - Artigo

João Paulo Nieto

 

A Sociedade 5.0 nada mais é do que a convergência de todas as inovações com o objetivo de facilitar a vida dos seres humanos. O novo conceito chega para atender as pessoas da melhor forma possível e de maneira ágil e prática, por meio de tecnologias como inteligência artificial, rpa, computação em nuvem, robótica e big data. Essas soluções possuem papel importante para que o novo conceito funcione dentro de empresas das mais diversas áreas como saúde, educação, financeiro, entre outras. No segmento de saúde, a ideia está presente no momento em que, por meio da inteligência artificial, as pessoas consigam reduzir tempo e custos na hora de obter um atendimento médico, por exemplo.

Desta forma, os principais benefícios da implementação desse conceito dentro das empresas envolvem a agilidade na entrega e facilidade de encontrar as informações. Além disso, muitos resultados internos podem ser otimizados, já que haverá mais tempo para identificar problemas e, consequentemente, facilidade para resolvê-los. No entanto, para colocar em prática o conceito de Sociedade 5.0 é necessário que as empresas realmente entendam quais são os principais problemas do usuário, para colocá-lo no centro de toda operação, e posteriormente, resolver seu problema de forma rápida e eficiente.

Este tipo de mudança é de extrema importância para o mercado, pois estudar o comportamento do usuário para oferecer a melhor experiência e qualidade de vida por meio de resolução de problemas, promove tanto a agilidade para executar tarefas, quanto o aproveitamento de dados de relatórios de forma muito mais rápida e organizada. A Sociedade 5.0 engloba transformar as empresas de dentro para fora, unindo várias tecnologias, que a partir de uma consultoria para identificação dos problemas são unificadas para atender melhor todos os seus usuários.

 

 

*João Paulo Nieto

Diretor de Operações da Digisystem, empresa 100% brasileira com 28 anos de experiência em serviços especializados em TI.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS