Campo Grande/MS, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Opinião
Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019, 19h:15
Tamanho do texto A - A+

Suicídio em pauta

Por Oscar D’Ambrosio*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para opiniao@capitalnews.com.br

A temática da morte é uma das mais delicadas que existe. E quando existe a possibilidade de suicídio tudo se complica ainda mais, pois os fatores que levam uma pessoa a, consciente ou inconscientemente, dar fim à própria vida, podem parecer difíceis de entender. É sobre tudo isso que o filme “The Parting Glass” trata.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio


E não é tarefa fácil. Um conjunto de competentes atores, como Melissa Leo e Anna Parquin, é reunido pelo diretor Stephen Moyer para interpretar uma narrativa aparentemente simples, mas plena de significados. Uma família se reúne para velar e enterrar uma moça de meia idade que deixou um último documento escrito.

O pai, o ex-marido, duas irmãs e o irmão se reúnem para “limpar” o apartamento e pegar os objetos dela, como o celular, desvendado em uma delicada e comovente cena final. E, naturalmente, cada um dos participantes dessa jornada evoca momentos em que, de uma forma ou de outra, constroem o perfil daquela que os abandonou.

Temos o pai idoso viúvo, o ator homossexual que decidiu adotar uma criança com seu companheiro, além de visões mais líricas e práticas da existência. Tudo sem esbarrar no piegas. Há espaço para o sorriso e o choro, com belas imagens da magnitude da natureza, que de certa maneira, sempre nos ensina a ser mais humanos.

 

 

*Oscar D’Ambrosio

Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix