A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), em parceria com o programa Inclui MS, promoverão no dia 18 de novembro a “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Pessoas com Deficiência”, que busca capacitar artistas, produtores culturais e gestores com deficiência para criar e executar projetos culturais acessíveis. A oficina, com inscrições abertas, oferece 30 vagas e será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura "Apolônio de Carvalho" em Campo Grande.
Idealizada pelo produtor de acessibilidade cultural Felipe Sampaio, de 24 anos, a capacitação tem como objetivo derrubar barreiras burocráticas e proporcionar acesso igualitário ao conhecimento sobre leis de incentivo cultural. “Reconhecemos que muitos editais são inacessíveis e limitam a participação desse público. Queremos fornecer o conhecimento técnico necessário para que pessoas com deficiência possam concorrer em igualdade de condições", explica Felipe.
A oficina, que acontece das 19h às 21h e é gratuita, contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição. Em sintonia com a Lei Aldir Blanc, que prevê ações afirmativas, a iniciativa visa democratizar a participação cultural em todo o Estado, incluindo áreas urbanas, rurais e periféricas.