Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Concurso Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 09:58 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 09h:58 - A | A

Antecipado

Ministério antecipa lista de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado

Anteriormente, o resultado final do CNU estava previsto para o dia 11 de fevereiro, mas foi adiado devido a uma decisão judicial

Viviane Freitas
Capital News

O Ministério da Gestão anunciou nesta terça-feira (14) a antecipação da divulgação da primeira lista de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para o dia 4 de fevereiro. A informação foi dada durante coletiva de imprensa. Essa lista será definitiva para os cargos de nível médio (bloco 8). Para as vagas de nível superior (blocos 1 a 7), outros resultados serão publicados ao longo do mês, conforme o cronograma oficial.

Anteriormente, o resultado final do CNU estava previsto para o dia 11 de fevereiro, mas foi adiado devido a uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos previamente eliminados. Essas mudanças impactaram o calendário, que agora inclui novas etapas para esses participantes.

O governo também detalhou os cursos de formação obrigatórios para os candidatos aprovados em carreiras que exigem essa etapa. Segundo o Ministério da Gestão, um edital específico sobre os cursos será divulgado nesta quarta-feira (15). Ao todo, 2.305 candidatos para vagas imediatas serão convocados para essa fase, com datas escalonadas de confirmação de interesse e matrícula.

Os aprovados na lista do dia 4 de fevereiro terão até o dia 5 para confirmar interesse em participar do curso de formação. Novas listas serão publicadas nos dias 11 e 18 de fevereiro, com prazos similares para confirmação. A lista definitiva de aprovados para os blocos 1 a 7 será divulgada no dia 28 de fevereiro, juntamente com a convocação para matrícula nos cursos. Caso um candidato não confirme participação dentro do prazo, será eliminado da disputa para o cargo em questão e para carreiras abaixo em sua lista de preferência.

A reintegração dos 32 mil candidatos foi motivada por dois fatores principais: garantir a correção de provas para vagas reservadas a negros em quantidade proporcional às da ampla concorrência e anular a eliminação de participantes que não preencheram corretamente a identificação do gabarito. Desde novembro, esses candidatos vêm sendo convocados para etapas adicionais, como envio de títulos e verificação de cotas.

O CNU, também conhecido como o "Enem dos concursos", foi realizado em 18 de agosto de 2024, após um adiamento devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Este concurso inédito centralizou a seleção para mais de 6,6 mil vagas em diferentes órgãos do governo federal e registrou o maior número de inscritos do país, com 2,1 milhões de participantes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS