Sábado, 20 de Abril de 2024


Oportunidades Sábado, 17 de Abril de 2021, 09:43 - A | A

Sábado, 17 de Abril de 2021, 09h:43 - A | A

Acessibilidade

Servidores da Funtrab serão qualificados em Libras

Objetivo é formar intérpretes gestores nas organizações institucionais

Elaine Silva
Capital News

Fernando Frazão/Agência Brasil

Servidores da Funtrab serão qualificados em Libras

Libras

Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) possui o setor de serviço social que atende as Pessoas com Deficiência (PcD) e para aperfeiçoar esses atendimentos os servidores farão curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Curso básico em Libras é direcionado ao meio empresarial e institucional, e começará neste mês com duração de 100 horas, serão 150 educandos distribuídos em 4 turmas, no formato on-line com transmissão ao vivo e focado na educação inclusiva, serão qualificadas pessoas que atuam com gestão de pessoa, conforme a Fundação. O objetivo é formar intérpretes gestores nas organizações institucionais, para que haja inclusão sem barreira comunicacionais.

A iniciativa é do Ministério da Economia que propôs a qualificação em Libras para servidores de vários órgãos públicos, e disponibilizou vagas para Funtrab, que conta com a parceria da Fundação Escola de Governo de MS (Escolagov) com a utilização da plataforma de cursos on-line.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são mais de 12,5 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 6,7% da população. Desses os que possuem grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, o IBGE constatou que a deficiência visual estava presente em 3,4% da população brasileira; a deficiência motora em 2,3%; deficiência auditiva em 1,1%; e a deficiência mental/intelectual em 1,4%.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS