Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024



Trabalho e Renda Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 18:24 - A | A

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 18h:24 - A | A

Cotas

Processos seletivos do Mato Grosso do Sul agora terão cotas reservadas após ação Judicial

Ação Civil Pública conquista reserva de cotas em todos os processos seletivos do Estado

Juliana Brum
Capital News

Os processos seletivos realizados pelo Governo do Estado contarão com cotas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiências.

Conforme a coordenaCom Ação Civil Pública, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu garantir a reserva de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiências em todos os processos seletivos realizados pelo Governo do Estado.

Conforme a coordenador do Núcleo de Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd), defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro, ainda no ano passado o núcleo se deparou com um edital de processo seletivo para agente de limpeza e agente de merenda, porém o que chamou a atenção é que não estavam previstas a reserva de vagas.

Assessoria Defensoria Pública

Processos seletivos do Mato Grosso do Sul agora terão cotas reservadas após ação Judicial

Decisão veio após caso negado em 2023

“A Defensoria tentou resolver a demanda de maneira administrativa expedindo um ofício para a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e Secretaria de Estado de Educação (SED) para que o edital fosse retificação. Contudo, houve negativa por parte das secretarias com a justificativa de que, segundo decreto, as cotas eram previstas apenas em concursos públicos”, detalhou a coordenadora.

Diante da negativa, a Defensoria ingressou com Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência para incluir a reserva de vagas no edital, o que foi deferido pela Justiça.

“O edital foi suspenso e a Defensoria foi procurada pelo Estado para celebrar um acordo onde se comprometeu a revogar antigo decreto e publicar um novo em que fica estabelecido a reserva de vagas em todos os certames”, conclui a coordenadora.

O decreto n.º 16.358, de 3 de janeiro de 2024, foi publicado no dia 04 de janeiro, na página 02, do Diário Oficial do Estado número 11.374.

O texto é assinado pelo governador em exercício, José Carlos Barbosa e pela titular da SAD, Ana Carolina Araújo Nardes.dor do Núcleo de Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd), defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro, ainda no ano passado o núcleo se deparou com um edital de processo seletivo para agente de limpeza e agente de merenda, porém o que chamou a atenção é que não estavam previstas a reserva de vagas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS