Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024


Polícia Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 13:13 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 13h:13 - A | A

Operação Infiliatio

PF cumpre mandado em investigação sobre filiação de Lula ao PL

Policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul

Viviane Freitas
Capital News

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Infiliatio, com o objetivo de investigar a inserção de dados falsos no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fraude resultou na filiação indevida do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Partido Liberal, em julho de 2023. Um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido em Mato Grosso do Sul como parte das investigações.

A investigação começou após uma notícia-crime enviada pelo TSE, que identificou a filiação indevida de Lula ao Partido Liberal. Segundo as apurações, não houve invasão ao sistema FILIA, mas uma solicitação fraudulenta de filiação em nome do presidente, com dados falsos. A atuação de um funcionário do Partido Liberal, responsável por moderar o pedido, também está sendo investigada.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação continuará para identificar outras possíveis fraudes e entender a motivação dos criminosos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS