Na última terça-feira (16), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), formou mais três especialistas em Operações Especiais, a partir de agora eles irão atuar no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Com o objetivo de motivar e capacitar os policiais para atuação na atividade de Operações Especiais, atuando em situações de crise e de maior complexidade, como rebeliões em presídios, resgate de reféns, invasões de imóveis urbanos e rurais e ações em ambientes considerados hostis. Aqueles que concluírem o curso estarão aptos a atuarem nos grupos de elite das polícias.
Conforme o comandante do Bope, o coronel Vinícius Souza de Almeida, este ano o Bope completa 20 anos, que contou com mais de 60 inscritos, é uma forma de celebrar o aniversário da unidade. “Começaram o COESP 26 policiais e hoje estamos formando três especialistas em Operações Especiais. É um curso muito técnico, onde não se busca quantidade mas sim qualidade, já que o nosso objetivo é selecionar os melhores”, destacou.
“É um curso onde os participantes são levados ao extremo, tanto física, emocionalmente como em capacidade técnica e operacional e, em cinco meses de curso foi possível selecionar os melhores”, disse o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Renato Garnes dos Anjos, disse que a formatura do curso de Operações Especiais vem consagrar o trabalho de uma das forças de prontidão mais respeitadas da PM. “Os senhores fazem parte da grande conquista que tivemos esse ano, de sermos considerados a terceira melhor polícia do Brasil”, destacou o Comandante-Geral.
Concluíram o Curso de Operações Especiais realizado pelo Bope, em Campo Grande, de dezembro de 2022 até o início deste mês de maio, o cabo PM Augusto Miranda Santana (1º colocado), o 2º tenente PM Maike Mikio Nagatomo (2º colocado) e o cabo PM Gabriel Evan Miranda (3º colocado).