Mato Grosso do Sul apresentou uma redução de 30% nos crimes em seis meses de 2021, conforme os dados divulgados essa semana pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “A integração das forças de segurança, a estruturação da inteligência, permitem ações mais efetivas das nossas polícias. Aliado a isso temos os investimentos estaduais e federais, em novas viaturas, melhores armamentos, softwares, capacitação, contratação de mais efetivos para as polícias, que contribuem para esses resultados que estamos vendo”, pontua o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
De acordo com o levantamento nesse período houve queda nos seis principais índices criminais monitorados, sendo: homicídios (-2,8%), roubos (-20,2%), roubo seguido de morte (-30%), roubo em via pública (-22,5%), roubo a comércios (-18,9%) e nos furtos de veículos (-17,8%).
Em Campo Grande caíram também os roubos (-22,5%), os roubos seguidos de morte (-50%), roubos a comércios (-23,5%), roubos em vias urbanas (-23,4%), homicídios culposos no trânsito (-18,5%) e os homicídios dolosos (-11,7%).
Enquanto os índices criminais caíram, em todo o estado aumentaram as apreensões de drogas. De 1º de janeiro a 13 de julho, sozinhas, as forças de segurança estaduais apreenderam mais de 422 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. Quase 100 toneladas a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram tiradas de circulação pouco mais de 324 toneladas de entorpecentes.
Em um comparativo com o ano de 2019, o volume de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul mais que dobrou. Naquele ano, as polícias de Mato Grosso do Sul apreenderam um total de 199,8 toneladas de drogas.