Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 31 de Março de 2021, 15:05 - A | A

Quarta-feira, 31 de Março de 2021, 15h:05 - A | A

Cuidados

Inicia nesta quarta a Operação Semana Santa da PMA

Ação conta 290 policiais para coibir pesca predatória em todo o Estado

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PMA

Inicia nesta quarta a Operação Semana Santa da PMA

Operação Semana Santa

Polícia Militar Ambiental (PMA) começa nesta quarta-feira (31) mais uma edição da “Operação Semana Santa”, que segue até a próxima segunda-feira (3). Ação tem como objetivo a prevenção e repressão à pesca predatória nos rios do Mato Grosso do Sul. Serão 290 policiais à disposição para fazer esta fiscalização intensiva.

Ao todo são 290 policiais à disposição, sendo que 90 ficarão quase de forma exclusiva para fiscalização de atividades com recursos pesqueiros, na chamada operação “Big Fish”.

Durante o chamado “feriadão” haverá um reforço na fiscalização dos rios, inclusive pelo fato de haver a tradição do consumo de peixe na sexta-feira da Paixão. Segundo a PMA, agora no feriado prolongado da Semana Santa, a quantidade de pescadores tende a aumentar significativamente, tanto de turistas de fora como do Estado, por isso se intensifica a fiscalização para coibir e prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estiverem concentrados os principais cardumes.

A operação Semana Santa do ano passado foi extremamente tranquila, com poucos autuados e pescado apreendido. A Polícia Militar Ambiental autuou 11 infratores crimes e infrações ambientais, sendo sete por pesca ilegal, apreendeu 32 kg de pescado e aplicou R$ 52,7 mil em multas.

Mato Grosso do Sul possui a política de pesca mais restritiva do País. São 30 espécies com restrições de medidas de captura (algumas em nível de gênero, sendo que um gênero envolve várias espécies), além de 11 espécies de iscas vivas (nove delas peixes) também com restrição de medidas.

São vários rios e locais, como cachoeiras, corredeiras com pesca proibida, que só se permite a pesca na modalidade pesque-solte, diversos petrechos de pesca que são proibidos, especialmente para o pescador amador, entre outras proibições.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS