Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 13:56 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 13h:56 - A | A

Casa caiu

Madeireiras burlavam fiscalização para pagar menos impostos

Doze empresas são investigadas por fraude. elas fraudavam documentos de certificação do produto

Elaine Silva
Capital News

A Operação Ghostwood da Policia Federal e Ibama descobriram que dez madeireias, sendo algumas de fachada, compravam cargas de madeira inexistente e ficavam com “crédito”, possibilitando a “legalização” madeira ilegal que passava a ser vendida com registro.

Deurico/Capital News

Madeiras burlavam fiscalização para pagar menos impostos

Luiz Carlos Marchetti


No esquema das madeireiras para burlar a fiscalização de cargas e pagar menos impostos, elas fraudavam a emissão de documentos que certificava a origem dos produtos. A quadrilha foi responsável por fraudar documentos para viabilizar a venda de ao menos 1,3 mil metros cúbicos de madeira, o que corresponde a ao menos 30 carretas carregadas com o produto serrado.

 

Segundo o delegado regional executivo da Polícia Federal, Alex Sandro Biega, oito pessoas e 12 empresas são suspeitas de fazer parte de esquema para “esquentar” madeira ilegal. A organização criminosa tem três líderes. “Um das empresas investigada foi interditada em 2018, abriu uma nova filial, com novo CNPJ para driblar o sistema de controle”, revelou  Biega.

Deurico/Capital News

Madeiras burlavam fiscalização para pagar menos impostos

Alex Sandro Biega


Segundo o superintendente do Ibama, coronel Luiz Carlos Marchetti, as empresas investigadas conseguiam não só sonegar impostos, mas explorar mais madeira do que o legalmente permitido, já que às vistas oficiais, a carga explorada era condizente com os limites dispostos na legislação ambiental.

As investigações tiveram início após auditoria dos Documento de Origem Florestal (DOF), nos quais observaram-se as fraudes, que tinham objetivo de ludibriar a fiscalização e legalizar produtos de origem florestal adquiridos de forma ilegal. A Polícia Federal não nega que possa ter havido fraude também na fiscalização do transporte das cargas de madeira.

Os suspeitos podem responder por formação de quadrilha, falsidade ideológica, crime ambiental e inserção de dados em sistema informatizado.

Operação
Em ação conjunta com o Ibama a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a operação ‘Ghostwood’ contra uma associação criminosa voltada à emissão e recebimento de Documentos de Origem Florestal falsos, nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Sete Quedas e Umuarama/PR.

Nome
A operação foi batizada de “GHOSTWOOD”, em razão de referido termo significar “MADEIRA FANTASMA”.    

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS