Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 16:24 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 16h:24 - A | A

Crime ambiental

Operação Dia de Finados tem foco na pesca predatória e tráfico de animais

Combate reforçado da PMA começa nesta quinta e vai até dia 5 de novembro

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PMA

Operação da PMA tem foco na pesca predatória e tráfico de animais

Operação termina dia 5 de novembro

Polícia Militar ambiental inicia nesta quinta-feira (31) a operação Dia de Finados dentro da pré-piracema e com o início do defeso  a meia noite nos rios federais da bacia do rio Paraná. A ação termina às 6h do dia 5 de novembro

 

Cerca de 340 policiais foram mobilizados para atuar nesse período, em que todos os anos é registrado aumento no número de pescadores por conta do encerramento da pesca. O Comando da PMA determinou que as oito Subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba intensifiquem a fiscalização a partir de hoje (31) no leito desses rios, onde a pesca fecha amanhã (1) a zero hora, ou seja, para peixes nativos a pesca está aberta somente até meia noite de hoje. As equipes que já trabalham na Operação Pré-piracema devem dedicar maior atenção ao leito desses rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória.

Divulgação/PMA

Operação da PMA tem foco na pesca predatória e tráfico de animais

Tráfico de animais também será combatido

 

Durante esta operação, atenção especial também terá o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

 

Ninhos estão sendo monitorados na região principal do problema, situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Taquarussu e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

 

As Subunidades de Cassilândia e Aparecida do Taboado (MS) desenvolvem fiscalização com maior atenção aos rios Paranaíba e Aporé, mas também com responsabilidades aos trechos do rio Paraná sobre suas circunscrições e aos rios de ambas as bacias, onde a pesca só fecha 00h00 do dia 5. Subunidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Naviraí, Porto Primavera (Anaurilândia), do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Naviraí e Mundo Novo intensificarão a fiscalização no leito do rio Paraná, onde o período de defeso começa a 00h00 de amanhã (1), mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca fecha no dia 5, no intuito de se evitar a pesca predatória relativa à captura e transporte de pescado fora da medida, acima da cota permitida, com petrechos proibidos e em locais proibidos, peixe com pesca proibida, atitudes que também são crimes e infrações administrativas, com as mesmas penalidades de se pescar durante a piracema.

 

No mês de outubro é comum ocorrer elevação do número de turistas de fora e a própria população do Estado nos rios praticando pesca, especialmente em feriados prolongados. Este feriado do dia de finados, mais ainda, por ser o último fim de semana e feriado com a pesca aberta.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS