Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 06 de Outubro de 2020, 08:35 - A | A

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020, 08h:35 - A | A

Operação Offset

Operação mira desvios de recursos na Prefeitura de Corumbá

Policiais Federais investigam servidores públicos municipais e empresários da cidade

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Polícia Federal

Operação mira desvios de recursos na Prefeitura de Corumbá

Caso está sendo deflagrado nesta terça em Corumbá

Nesta terça-feira (06) a Polícia Federal deflagrou a Operação Offset, visando combater crimes ocorridos em licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Corumbá, praticados por servidores públicos municipais e empresários da cidade fronteiriça e da Capital do estado. 

 

De acordo com a investigação teve início após o recebimento de denúncias apontando a ocorrência sistemática de desvios de recursos públicos no Poder Executivo Municipal, cujas irregularidades seriam decorrentes de contratos de prestação de serviços entre a Prefeitura de Corumbá e uma empresa de engenharia sediada em Campo Grande/MS.

 

O dinheiro desviado seria direcionado aos servidores e empresários envolvidos. As investigações também indicaram que parte da verba destinada ao pagamento dos contratos é proveniente de repasse de recursos federais.

 

A ação conta com a participação de 50 policiais federais que cumprem, em Corumbá e em Campo Grande, 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Divulgação/PF

Operação mira desvios de recursos na Prefeitura de Corumbá

Agente da PF na Prefeitura de Corumbá

 

 

Significado

O nome da operação faz alusão à conhecida técnica de impressão, já que este é o principal ramo de atividade econômica, registrado nos órgãos competentes, de uma empresa investigada.

 

Destaca-se que a empresa possui registrados ainda outros ramos de atuação completamente diversos da atividade principal, numa clara tentativa de facilitar a participação em diferentes processos licitatórios, mesmo sem deter outras capacidades necessárias.

 

Em tradução livre para a língua portuguesa, a palavra “offset” significa “fora de alinhamento” ou “fora do lugar”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS