Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007, 10h:45 -
A
|
A
PF prende 70 por contrabando de agrotóxico
Terra
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira a operação Ceres, que já resultou na prisão de 70 suspeitos de integrar uma rede de contrabandistas de agrotóxicos. A operação envolve 350 policiais e acontece simultaneamente em Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. As prisões foram realizadas em 23 cidades dos quatro Estados.
O comando da operação está na delegacia da PF em Naviraí, a 352 km ao sul de Campo Grande, na região da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai - país de onde viria o agrotóxico contrabandeado para abastecer ilegalmente grandes regiões produtoras de grãos.
De acordo com a PF, os 70 presos até agora fazem parte de quatro organizações criminosas. Duas estariam baseadas em Sete Quedas e uma em Amambai, municípios sul-mato-grossenses da fronteira. A base da quarta quadrilha seria a cidade de Primavera do Leste. Três presos são policiais militares de Mato Grosso do Sul.
Ainda não foram divulgadas informações sobre os nomes dos presos nem sobre como funcionava o esquema, mas a PF afirma que alguns dos acusados também traziam ilegalmente pneus, cigarros, couros de boi e equipamentos eletrônicos para o País.
Ceres é o nome da deusa romana da agricultura e da fertilidade. Os agrotóxicos contrabandeados através do Paraguai têm origem na China. Sua entrada é proibida no Brasil porque eles não têm licenças dos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente.