Segunda-feira, 16 de Junho de 2008, 17h:09 -
A
|
A
PMA apreende madeira da Amazônia no Estado
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)
A Polícia Militar Ambiental de Batayporã apreendeu, no município de Anaurilândia, no fim de semana, uma carreta com 52 metros cúbicos de madeira serrada, oriunda do Acre, sem cobertura do DOF – Documento de Origem Florestal para toda a carga.
Os policiais abordaram um caminhão Volvo, placas AFH 9292, com o Semi-reboque placas AFH 9393, com os 52 metros cúbicos de madeira medidos pelos policiais. Entretanto, no DOF, que é o documento que legaliza a parte ambiental da carga, só constavam 33 metros cúbicos.
Os policiais confeccionaram um auto de infração administrativo para a empresa Aguiar Agroindústria Ltda – Madeireira Aguiar e arbitraram multa de R$ 10.400,00. Toda a madeira foi apreendida e o autuado responderá por crime ambiental, podendo pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.
A mesma equipe, em fiscalização na rodovia que liga Batayporã a Anaurilândia apreendeu 100 metros cúbicos de carvão vegetal nativo. O carvão era transportado em um semi-reboque placas IET 7033, puxado pelo caminhão Scania placas ABU 3627, que saía de uma carvoaria próxima, entretanto, o DOF utilizado era para retirada de uma carga em Camapuã.
O carvão, o caminhão e o DOF irregular foram apreendidos e o proprietário da carga e do caminhão Célio Bonfim Artega foi autuado e multado em R$ 415.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, podendo pegar de 06 meses a 01 ano de detenção.
Tanto a madeira como o carvão foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Anaurilândia, para os encaminhamentos criminais contra os autuados.