Campo Grande Quarta-feira, 08 de Maio de 2024


Polícia Terça-feira, 19 de Agosto de 2008, 08:37 - A | A

Terça-feira, 19 de Agosto de 2008, 08h:37 - A | A

Polícia Civil alerta sobre golpes por telefone

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (WJ)

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, alerta a população para a prática de golpes de estelionato feitos através do telefone. O delegado Jefferson Nereu Luppe orienta para que os usuários de serviços telefônicos fiquem atentos a esta prática e que não efetuem ações como passar códigos ou senhas de acesso em telefonemas, mesmo que do outro lado da linha a pessoa se identifique como alguém da empresa operadora.

O delegado explica que neste tipo de golpe o usuário é contactado por uma pessoa que se diz funcionária da empresa concessionária da linha telefônica e pede que seja digitado um código, este código faria uma espécie de clone do número do usuário. A fraude seria possível por meio de um serviço identificado como “siga-me”, que transfere as ligações de um determinado número para outro, desta maneira o golpista pode utilizar o número da pessoa lesada para outros fins, quem paga a conta é o titular da linha.

“Este golpe normalmente é realizado para que o criminoso faça uso do número em outros golpes; o número clonado acaba servindo para travestir a ligação”, explica Jefferson. Ele dá dicas para que as pessoas fiquem atentas e que não caiam neste tipo de transação má intencionada: “O principal ponto a ser observado é que geralmente esta conduta de ligar para o cliente é inexistente nas operadoras. A empresa dificilmente vai ligar para promover qualquer tipo de ação do cliente. Normalmente a demanda é cliente/operadora e não o contrário”, observa.

Torpedo Premiado

O chamado “Torpedo Premiado” é outro golpe aplicado contra usuários de serviços telefônicos. Nesta ação os criminosos enviam uma mensagem pelo celular do usuário informando que ele é o ganhador de um carro 0 km, porém para receber o prêmio é necessário que seja desembolsado um valor que paga o envio do carro. Jefferson diz que é comum os criminosos utilizarem nomes de empresas já conceituadas para que a pessoa acredite na mensagem. O cliente é orientado a ligar “gratuitamente” para um número que repassado no torpedo. “O número que eles dizem que é gratuito é um telefone comum, onde deve ser digitado código de operadora e de área, fica evidente que é um golpe. O número que eles repassam geralmente é proveniente do primeiro golpe mencionado, o do siga-me”, esclarece o delegado.

De acordo com Jefferson, a Polícia Civil recebeu, em 2007, 42 notificações de golpes “Torpedo Premiado”. Este ano já foram 19 notificações. Luppe diz que as pessoas não denunciam por vários motivos: vergonha de ter sido vítima do golpe, receio de aparecer ou mesmo pelo incômodo de ir até uma delegacia e registrar a ocorrência.

Para facilitar a denúncia, a Polícia Civil disponibiliza a Delegacia Virtual. Desta forma o registro da ocorrência pode ser feito de qualquer lugar, não sendo necessário deslocamento até uma unidade da polícia - para isso é preciso que seja informado o número de onde veio a chamada. A informação será de extrema importância nas investigações. (Fonte: Portal de Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS