Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 28 de Julho de 2022, 14:17 - A | A

Quinta-feira, 28 de Julho de 2022, 14h:17 - A | A

Tráfico de drogas

Polícia Civil prende quatro pessoas e fecha “boca de fumo”

Ponto de venda de drogas ficava no Santa Emília

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Polícia Civil

Polícia Civil prende quatro pessoas e fecha “boca de fumo”

Itens apreendidos

 

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), prendeu em flagrante quatro pessoas, duas com 25 anos, uma com 20 e outra com 27. Eles eram suspeitos de praticar os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e resistência.

 

O fato ocorreu na última quarta-feira (27), no Bairro Jardim Santa Emília. A equipe do Setor de Investigações realizou diversos trabalhos de inteligência policial e conseguiu levantar a informação de que, no barraco dos suspeitos, persistia a situação de “boca de fumo”, uma vez que, há poucos dias, o líder da organização criminosa, de 27 anos, teria sido preso pela prática do mesmo crime, porém obteve a liberdade provisória em audiência de custódia e, imediatamente, teria retomado as vendas ilícitas de entorpecentes.

 

Os policiais civis da DENAR conseguiram informações precisas de que o ponto de venda de drogas teria sido reativada, vislumbrando que os suspeitos atuavam da seguinte maneira: O homem de 27 anos era o chefe; um dos homens de 25 anos e o de 20 anos auxiliavam o líder nos atos de mercancia ilícita; e o quarto indivíduo fazia a segurança do local, armado com um revólver, além de ajudar em eventuais entregas de entorpecentes em sistema de delivery, fazendo uso de uma motocicleta.

 

Após o levantamento do modo de atuação dos suspeitos, a equipe policial realizou diversas diligências na região, quando, em determinado momento, flagrou um usuário de drogas saindo da boca de fumo, acreditando-se que ele havia acabado de adquirir entorpecentes. Em abordagem e busca pessoal, os policiais civis conseguiram localizar com esse indivíduo cerca de 7 pinos de cocaína. Ao ser questionado, o homem acabou admitindo que teria acabado de comprar a droga na boca de fumo alvo do monitoramento policial.

 

Diante da situação flagrancial, notadamente por ter acabado de ocorrer ato de compra e venda de entorpecentes, presentes elementos mais que suficientes denotativos de tráfico, os policiais civis resolveram entrar no local, sendo que, naquele momento, dois dos suspeitos tentaram fugir do local, correndo pelos fundos e pulando muros. Todavia, os suspeitos que tentaram a fuga foram prontamente cercados e detidos. Tendo em vista a resistência ativa desses agentes, que partiram para cima da equipe policial e estavam muito agitados, foi indispensável o uso moderado da força física para repelir injusta agressão aos policiais, sendo necessário, inclusive, o uso de algemas.

 

Os demais membros da associação para o tráfico também foram detidos pela equipe da DENAR.

 

No local, a equipe do Setor de Investigações, formada por Investigadores, Escrivães e Delegados, realizou considerável apreensão de drogas, arma e petrechos para o tráfico, consistentes no seguinte, a título de exemplo: 155 pinos de cocaína, pesando 102 g ; 2 tabletes de maconha, pesando cerca de 100 g; aparelhos de telefonia móvel; uma motocicleta; um revólver de calibre .22; munições; sacos fechados contendo centenas de pinos para o armazenamento de cocaína; anotações referentes à contabilidade do tráfico; papel-filme; tesoura; além de tantos outros petrechos para a traficância. Os pinos de cocaína e a maconha estavam homiziados nos fundos do barraco, dentro de uma sacola, em um terreno com bastante mato, tudo para dificultar a ação policial.  Em resumo, a apreensão aconteceu durante mais uma investigação oriunda da Operação Ômega, realizada em caráter permanente pela DENAR – que visa coibir o tráfico doméstico, que tanto incomoda a população e incrementa a criminalidade, mas que também coíbe o tráfico interestadual.

 

Por fim, os quatro indivíduos receberam voz de prisão, como incursos nos tipos penais referentes a tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e de munições de uso permitido e resistência. Eles ficarão à disposição da Justiça, notadamente com a posterior apresentação em audiência de custódia.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS