Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 06 de Agosto de 2019, 09:46 - A | A

Terça-feira, 06 de Agosto de 2019, 09h:46 - A | A

Operação Cravada

Polícia Federal contra núcleo financeiro do PCC em MS

Investigação indica a circulação de aproximadamente R$ 1 milhão por mês

Elaine Silva
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

PF investiga relação de lavagem de dinheiro a avião de Eduardo Campos

Ação acontece em sete estados brasileiros

A Polícia Federal deflagrou a Operação Cravada nesta terça-feira (6) contra o núcleo financeiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que atua nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais. Estão sendo cumpridos  55 mandados de busca e apreensão, 30 mandados de prisão. Deste total, oito mandados serão cumpridos em presídios, sendo três em São Paulo, um no Mato Grosso do Sul e quatro no Paraná.

Investigação indica a circulação de aproximadamente R$ 1 milhão por mês. Conforme a Agência Brasil, a investigação teve início em fevereiro deste ano, a partir de informações sobre a existência de uma espécie de núcleo financeiro da facção criminosa estabelecido na Penitenciária Estadual de Piraquara, no Paraná. O grupo era responsável por recolher e gerenciar as contribuições para a facção criminosa em todo o território nacional.

Investigadores afirmam que o dinheiro era usado para pagar a aquisição de armas de fogo e de entorpecentes, além de providenciar transporte e manutenção da estadia de integrantes e familiares de membros da facção em locais próximos a presídios. Os pagamentos, chamados de “rifas”, eram repassados por contas bancárias, de maneira intercalada, com uso de medidas para dificultar o rastreamento. A por mês nas diversas contas utilizadas pelo grupo.

As ações que têm apoio do Ministério Público do Estado do Paraná, do Departamento Penitenciário Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e Polícia Militar do Estado de São Paulo, ocorrem em mais de 15 municípios.
Núcleo financeiro do crime

Foram identificadas e bloqueadas mais de 400 contas bancárias suspeitas em todo o país. Os investigados devem responder por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e organização criminosa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS