Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020, 12:34 - A | A

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020, 12h:34 - A | A

Casa caiu

Polícia Federal e Interpol deflagram operação contra tráfico internacional

Ação miro o tráfico internacional de drogas na Europa e Ásia

Elaine Silva
Capital News

Polícia Federal

Polícia Federal e Interpol deflagram operação

Operação acontece no Brasil e no exterior

A Polícia Federal  e a  Interpol miram tráfico internacional de drogas em seis estados e 3 países, nesta quarta-feira (12). Os mandados judiciais é contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, especialmente para Europa e Ásia. A ação faz parte da segunda fase da Operação Olossá. São cumpridos 12 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão, na Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina. Entre os mandados de prisão, três são cumpridos no exterior, com o auxílio da Interpol: dois na Espanha e um na Tailândia.

 

Segundo a investigação a principal forma de atuação, de acordo com os investigadores, era a utilização de “mulas”, que transportavam o entorpecente escondido nas bagagens. A investigação teve início em maio do ano passado, a partir do aprofundamento de informações recebidas pelo serviço de Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

 

Naquela ocasião, identificou-se que o proprietário de uma barraca de praia em Lauro de Freitas usava o estabelecimento para aliciar as “mulas”. Ele era o principal integrante da organização criminosa nessa função. De acordo com a nota da Polícia Federal, ‘era ele, também, quem providenciava as passagens, documentos e dinheiro para o custeio da viagem”. Durante a investigação, 10 pessoas foram presas em flagrante quando tentavam embarcar para o exterior com cocaína escondida nas bagagens em aeroportos da Bahia, de São Paulo, de Pernambuco, do Ceará e do Paraná.

 

Além delas, outras três pessoas foram presas quando efetuavam a entrega de malas já preparadas, com a droga escondida para as “mulas”. Em 10 de março deste ano, foi deflagrada a primeira fase da operação, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e cinco de prisão nas cidades de Salvador e Ipiaú, na Bahia, e Ananindeua, no Pará.

 

A partir da análise do material apreendido na primeira fase, os policiais identificaram a liderança e integrantes do primeiro escalão da organização criminosa investigada, inclusive de pessoas que iniciaram como “mulas” e assumiram outros postos no esquema criminoso, mudando-se para o exterior para recepcionar os viajantes que chegavam do Brasil com a droga. Investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS