Policiais Militares Ambientais multaram em R$ 5.000 um proprietário rural do município de Terenos por manter uma suinocultura sem autorização ambiental, destruir matas ciliares e portar duas espingardas.
O flagrante aconteceu na quarta-feira (28) e somente um funcionário estava no local no momento. Além de criar os porcos sem autorização ambiental, o proprietário desenvolvia as atividades dentro da área de preservação permanente (APP) do rio Aquidauana, tendo destruído as matas ciliares no local.
Foram apreendidos 31 porcos que eram criados em vários chiqueiros e as atividades foram interditadas. Na casa do caseiro foram apreendidas duas espingardas, sendo uma calibre 22, com duas munições e outra calibre 38, com cinco cartuchos, que o funcionário alegou pertencerem ao proprietário.
O proprietário do pesqueiro, onde ocorreu a infração, de 55 anos, residente em Campo Grande foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00 Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de 01 a 03 anos de detenção. Também responderá por posse ilegal de arma de fogo. A pena é de 01 a 03 anos de detenção.
Os policiais notificaram o proprietário a realizar um projeto de recuperação da área degradada, junto aos órgãos ambientais.