Campo Grande 00:00:00 Sábado, 01 de Fevereiro de 2025


Executivo Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 12:05 - A | A

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 12h:05 - A | A

Qualidade

AGEMS inicia ações para melhorar energia na região rural de Mato Grosso do Sul

A medida visa resolver problemas no fornecimento de energia que afetam os consumidores dessa região

Viviane Freitas
Capital News

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) iniciou uma série de ações para melhorar a qualidade do serviço de energia elétrica na extensa área rural entre a Ponte do Grego, em Terenos, e o Distrito de Cipolândia, em Aquidauana. A medida visa resolver problemas no fornecimento de energia que afetam os consumidores dessa região.

Engenheiros da Câmara Técnica de Energia (Catene) realizaram um levantamento técnico para identificar as falhas que comprometeram o fornecimento de energia. Essa ação teve início após uma reunião realizada em dezembro, a pedido da Associação dos Produtores da Região da MS 447, que buscava soluções para os constantes problemas enfrentados pela comunidade local.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, explicou que o encontro foi fundamental para identificar e delimitar os principais problemas na rede elétrica. Durante a reunião, Maria Correa Medeiros, representante da Associação, apresentou um abaixo-assinado com 60 assinaturas solicitando melhorias à Energisa, devido às frequentes interrupções e à demora no restabelecimento da energia.

Como resposta à solicitação, a AGEMS determinou uma fiscalização chamada Análise de Demanda para avaliar as condições reais da infraestrutura elétrica na região. Os engenheiros Paulo Franchim e Paulo Patrício da Silva, coordenador da Catene, realizaram as primeiras inspeções durante a última semana.

Paulo Patrício destacou a importância das inspeções no local, explicando que muitas das redes na região são antigas e foram originalmente instaladas pelos próprios produtores, sendo depois incorporadas pela concessionária. Ele ressaltou que essas redes, em sua maioria, estavam em condições precárias e precisam de investimentos em manutenção. A partir dessa análise, a AGEMS dará continuidade às ações para solucionar os problemas identificados em parceria com a concessionária.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS