Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Executivo Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 16h:35 - A | A

Três Lagoas

Eduardo Riedel e Simone Tebet acompanham presidente da Petrobrás em visita a UFN3

Governador e ministra buscam retomada das obras da unidade, paralisadas há quase dez anos

Rogério Vidmantas
Capital News

Saul Schramm/Agencia MS

Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

Governador Eduardo Riedel pediu ao presidente Lula que olhasse "com carinho" para a UFN3

O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, vem ao Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (26).Acompanhado pelo governador Eduardo Riedel e pela ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, Prates vai fazer uma visita técnica à Unidade de Fertilizantes de Três Lagoas, a UFN3, que segue com obras paralisadas, aguardando posição do Governo Federal. Antes da visita, as autoridades atendem a imprensa na chegada ao aeroporto do município, por volta de 9h30.

Riedel deve aproveitar a oportunidade para cobrar uma posição sobre a retomada da obra e a ativação efetiva da unidade. Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Mato Grosso do Sul, no último dia 12, o governador pediu para que ele “olhar com carinho para a UFN3”.

Coincidência ou não, Prates chegou a dizer na CNN que a retomada dos trabalhos poderia acontecer no fim deste ano. O investimento para conclusão e início da operação seria de R$ 5 bilhões e a unidade deve estar operando até o final de 2028.

Divulgação/Semagro

Petrobras retoma processo de venda da UFN3, em Três Lagoas

Venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III em Três Lagoas (UFN3)

A posição foi confirmada também pela ministra do Planejamento Simone Tebet. “Para compor o portfólio da Petrobras e receberem investimentos, os projetos não dependem de solicitação de qualquer Ministro ou autoridade, mas sim da demonstração técnica de viabilidade financeira. Os projetos em questão foram avaliados e serão retomados, de forma alinhada à decisão da Petrobras de voltar ao setor de fertilizantes. Decisão essa expressa no Plano Estratégico 2024-2028+”.

• Saiba mais sobre UFN III

Histórico

A UFN3, quando concluída, terá um papel fundamental na redução da dependência brasileira em 15% dos nitrogenados, contribuindo para a autonomia nacional no setor de fertilizantes. Com 81% da obra realizada, a construção foi paralisada no final de 2014. A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

Saul Schramm/Segov

Destino da UFN3 em Três Lagoas só deve ser definido em junho

Ministra Simone Tebet e o governador Eduardo Riedel acompanham a visita em Três Lagos

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS