Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024


Executivo Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 10:42 - A | A

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 10h:42 - A | A

Economia

Equipe econômica prepara pacote de cortes de gastos, informa ministra Simone Tebet

Medidas visam déficit zero em 2024 e 2025, com foco em ações dependentes de aprovação do Congresso

Vivianne Nunes
Capital News

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou nesta terça-feira (15) que a equipe econômica apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um conjunto de medidas para corte de gastos logo após o segundo turno das eleições municipais. Em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foram discutidas propostas que serão sugeridas ao Congresso Nacional.

Tebet ressaltou que o plano inclui uma série de medidas que, se aprovadas, devem garantir o cumprimento das metas de resultado primário, buscando déficit zero em 2024 e 2025, e superávit de 0,25% do PIB em 2026. Entre as ações a serem levadas ao Congresso, uma em particular poderá economizar R$ 20 bilhões por ano. No entanto, a ministra não revelou detalhes, afirmando apenas que as medidas não retirarão direitos e focarão em projetos de leis ordinárias, complementares e em propostas de emendas à Constituição.

A ministra reiterou o compromisso do governo com o novo arcabouço fiscal, indicando que cortes serão necessários para cumprir o planejamento orçamentário. Ela destacou que as medidas já anunciadas, como o corte de R$ 26 bilhões do orçamento de 2025, estão focadas em eficiência de gestão e combate a fraudes. “A revisão de gastos é fundamental para que o Brasil possa cumprir suas metas fiscais, sem retirar direitos dos cidadãos”, finalizou Tebet.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS