Desde 2017 a CCR MSVia não recebe investimentos e agora juntamente com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) espera liberação do Tribunal de Contas União para realizar a esperada duplicação entre as cidades de Sonora e Mundo Novo dentro da repactuação do contrato de concessão da BR-163.
No primeiro ano da nova concessão, o investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões. Nos demais anos, são R$ 12,5 bilhões.
A expectativa do governador Eduardo Riedel de Mato Grosso do Sul é de que o Tribunal de Contas da União valide o novo contrato até o mês de março de 2024. Com o novo vínculo em atividade, as obras na BR-163 devem começar no segundo trimestre do ano.
Além da duplicação completa dos trechos entre Nova Alvorada do Sul e Bandeirantes (que já conta com aproximadamente 10 km dos 180 km já duplicados), a CCR MSVia deve construir terceiras faixas em outros 160 km da rodovia. Os trechos estão localizados no norte e no sul do Estado, em regiões onde as condições de tráfego tornam-se um pouco mais arriscadas em dia de grande movimento de caminhões, por não haver acostamento.
Também há a expectativa de que outros 30 km de duplicação sejam feitos em trechos próximos a entradas de cidades e de grande movimento em outras regiões da rodovia. Há demandas de trechos de pista dupla no extremo norte do Estado, entre as cidades de Dourados e Caarapó, além do acesso da cidade de Mundo Novo até o Rio Paraná, perto da cidade de Salto del Guairá. Os trechos, porém, não foram definidos.