O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta quarta-feira (26) que o governo federal pretende inaugurar uma unidade da Escola Nacional de Turismo em cada estado, além do Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, a unidade será instalada em Campo Grande. Segundo Sabino, o objetivo é ter uma unidade em cada capital do Brasil.
A primeira unidade do projeto foi inaugurada em Belém em novembro de 2024. O ministro informou que, em breve, outras duas unidades serão abertas no Rio de Janeiro e em Fortaleza, ampliando a oferta de formação profissional no setor turístico.
A Escola Nacional de Turismo tem como objetivo atender à demanda do setor, oferecendo cursos presenciais e remotos para qualificar a mão de obra. A unidade de Belém já começou a formar profissionais com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), e o plano é expandir para cursos de graduação e extensão em breve.
Em 2024, o Ministério do Turismo ofereceu 14.191 vagas em cursos presenciais e a distância, com destaque para os de idiomas, condutor turístico e receptivo em hotelaria. O ministério também oferece cursos gratuitos, como o de Gestor de Turismo e Atendimento ao Turista, disponíveis na página da pasta.