Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Executivo Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 12:12 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 12h:12 - A | A

Região

Municípios de Mato Grosso do Sul se destacam em ranking de qualificação profissional na região Centro-Oeste

Campo Grande e Dourados lideram o pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, conforme divulgado pelo CLP

Vivianne Nunes
Capital News

Divulgação

Municípios de MS se destacam em ranking de qualificação profissional na região Centro-Oeste

Campo Grande ocupa a primeira posição, seguida por Dourados em segundo lugar.

Municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os melhores da região Centro-Oeste no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, conforme divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Este pilar avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos ligados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia.

Campo Grande ocupa a primeira posição, seguida por Dourados em segundo lugar. Três Lagoas e Corumbá também se destacam, aparecendo em quarto e oitavo lugares, respectivamente. Os outros municípios no top 10 incluem Cáceres (MT), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Anápolis (GO), Catalão (GO) e Sinop (MT).

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da qualificação profissional para combater a pobreza extrema. Ele mencionou o programa MS Qualifica, que capacitou 144 mil pessoas em 2023, com um investimento de R$ 10 milhões. Programas como o Voucher Transportador e o Voucher Desenvolvedor também têm contribuído significativamente para a qualificação profissional no estado.

Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, comentou que o desempenho dos municípios reflete o cenário estadual, com Mato Grosso do Sul ocupando a terceira posição nacional no pilar Capital Humano. Ele enfatizou que programas de qualificação da Funtrab e da Semadesc têm sido fundamentais para alcançar esses resultados.

Segundo o relatório do CLP, a qualificação da mão de obra é crucial para aumentar a competitividade e a produtividade econômica dos municípios. A organização CLP é suprapartidária e visa engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS