Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Abril de 2025


Executivo Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 13:47 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 13h:47 - A | A

Silvestre

Onça capturada no Pantanal está debilitada e recebe cuidados no CRAS

Animal apresenta desidratação e alterações nos rins, fígado e sistema gastrointestinal

Vivianne Nunes
Capital News
[email protected]

A onça-pintada capturada na manhã de quarta-feira (24) na região do pesqueiro Touro Morto, no Pantanal, está recebendo atendimento veterinário intensivo no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. Segundo o primeiro boletim médico divulgado, o animal chegou debilitado e requer cuidados constantes.

De acordo com o CRAS, a onça — um macho com cerca de 9 anos e pesando 94 quilos — apresenta quadro de desidratação, além de alterações nos sistemas hepático, renal e gastrointestinal. O peso do felino está bem abaixo do esperado para animais da mesma espécie e faixa etária.

Os veterinários aguardam os resultados de exames complementares, como raio-x, ultrassom e hemograma, para concluir a avaliação do estado de saúde do animal e definir o tratamento mais adequado.

Apesar do quadro delicado, a onça retornou da anestesia consciente e passou a primeira noite no centro de reabilitação sem apresentar episódios de vômito ou regurgitação. O comportamento do animal também foi considerado dentro da normalidade para a situação em que se encontra.

O felino está instalado em um recinto seguro e preparado com grades para garantir o manejo apropriado e a segurança dos profissionais que atuam em sua recuperação.

A captura da onça-pintada ocorreu após o ataque que vitimou o caseiro Jorge Ávalo, próximo aos rios Miranda e Aquidauana, episódio que mobilizou equipes de segurança, pesquisadores e veterinários no Pantanal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS