O vice-presidente Geraldo Alckmin vem ao Mato Grosso do Sul no dia 8 de novembro para, junto com o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Simone Tebet (Planejamento), fazer um sobrevoo sobre as futuras instalações da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas. A comitiva será acompanhada pelo governador Eduardo Riedel. A data foi confirmada pelo Governo do Estado.
Nesta quinta-feira (26), representantes da Petrobras acompanhados do secretário da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, estiveram nas obras da UFN3 em uma visita técnica prévia, com intuito de acertar detalhes para a inspeção.
O grupo irá avaliar a retomada das obras da UFN3, que pertence à Petrobras, a quem cabe a decisão de eventual conclusão do empreendimento - o que pode acontecer ainda em 2023. A expectativa é de que o anúncio seja feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma segunda etapa do Novo PAC.
"O Governo do Estado tem total interessa em uma solução para a obra da UFN3. A fábrica pode representar um salto no desenvolvimento não apenas de Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil", comentou Eduardo Rocha, após a visita à unidade.
Recentemente, a Petrobras anunciou que o setor de fertilizantes voltou a pauta estratégica da empresa, que tem a União como acionista majoritário. O Governo de Mato Grosso do Sul vem trabalhando para que a retomada da UFN3 seja efetivida. A possibilidade chegou a ser tema de reunião entre Riedel, Simone e Prates em agosto, na sede da Petrobras.
Ministra Simone Tebet tem viabilizado tratativas para retomada da obra da UFN3 em Três Lagoas