Na programação da agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estão dois seminários, reuniões e a cerimônia de assinaturas e liberação de emendas parlamentares para o ano de 2024. Além desses eventos, também têm as sessões ordinárias a partir das 9h de terça, quarta e quinta-feira.
Segunda-feira (24)
Das 8h às 17h30, no Plenarinho Nelito Câmara, será realizado o Seminário Orfandade e Direitos de Mato Grosso do Sul. Conforme o deputado Pedro Kemp (PT), propositor do evento, os Estados da Federação têm se mobilizado para a construção de uma política pública universal de proteção integral às crianças e adolescentes em orfandade e de suas famílias.
Às 14h, na Sala Multiuso, o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) recebe mães e profissionais da saúde para debater sobre a distrofia muscular de Duchenne (DMD). Essa condição genética causa um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética, e atinge em torno de 1 a cada 3 mil nascidos vivos, predominantemente em meninos.
Terça-feira (25)
A partir das 14h30, no saguão principal da ALEMS, os deputados estaduais e o governador Eduardo Riedel (PSDB) recebem representantes de entidades, hospitais, prefeituras para a cerimônia de assinaturas e liberação de emendas parlamentares para o ano de 2024. Serão R$ 72 milhões que beneficiarão os 79 municípios do Estado.
Os membros da Comissão de Meio Ambiente estarão reunidos às 16h30, no Centro Integrado de Comando e Controle do Mato Grosso do Sul (CICC), em Campo Grande. Eles terão informações sobre as ações de combate, prevenção, preparação, resposta e responsabilização de incêndio no Pantanal.
Quarta-feira (26)
A partir das 8h, acontecerá a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. A pauta dos projetos relatados e a serem distribuídos é divulgada por este link.
Às 13h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, terá início o 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. Conforme Renato Câmara (MDB), nesta edição terão palestras sobre as ações realizadas pela Secretaria Nacional, o papel do Fundo Nacional e as diretrizes emergentes das conferências de 2024.
Já às 14h, os membros da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, comandados pelo deputado Zeca do PT, estarão reunidos no Plenarinho Nelito Câmara.