Na última sexta-feira (12), o presidente Lula esteve em Campo Grande para acompanhar o envio do primeiro lote de carne exportada para a China a partir de plantas recém-habilitadas. A carne foi enviada de um frigorífico da JBS localizado na BR-060, pertencente à JBS.
O deputado federal Vander Loubet esteve presente na ocasião e destacou os esforços do governo Federal em ampliar as relações exteriores. "Como vice-presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, acompanhei o presidente Lula na viagem ao Dragão Asiático em abril do ano passado e pude testemunhar todo o empenho dele e da equipe do Governo Federal para garantir uma maior abertura do mercado chinês para nossa proteína animal".
Em março, a China habilitou 38 novas plantas frigoríficas para receber carne importada do Brasil. Dessa forma, o número de plantas passou de 107 para 145. Somadas, elas irão gerar R$ 10 bilhões nos próximos 12 meses. "Até março, Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para a China. Agora são sete", pontuou Vander.
Durante o evento, os dirigentes da JBS afirmaram que R$ 150 milhões serão investidos na unidade da BR-060 em Campo Grande a partir da habilitação. A produção e o número de empregos devem dobrar na unidade. A unidade deve se tornar a maior da América Latina e um dos três maiores frigoríficos do mundo. Atualmente, a JBS possui 25 unidades em 10 municípios de Mato Grosso do Sul e gera 17.300 empregos diretos.
As empresas habilitadas para exportação de carne bovina para a China no estado são:
• JBS em Naviraí
• Boibras em São Gabriel do Oeste
• JBS em Campo Grande (unidade BR-060)
• JBS em Campo Grande (unidade Av. Duque de Caxias)
• Marfrig em Bataguassu
• Prima Food em Cassilândia
• Frigorífico Sul em Aparecida do Taboado