Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025


Legislativo Sábado, 24 de Junho de 2023, 11:33 - A | A

Sábado, 24 de Junho de 2023, 11h:33 - A | A

Deputado solicita levantamento da dívida dos servidores públicos

Pedido foi encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel

Elaine Oliveira
Capital News

Durante sessão na última terça-feira (20) o deputado estadual Junior Mochi (MDB) solicitou na sessão desta terça-feira (20), um levantamento da dívida dos Servidores Públicos Estaduais, ativos e aposentados, com instituições financeiras na modalidade de empréstimos consignados.

O pedido foi encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), à Secretária de Estado de Administração (SAD), Ana Carolina Nardes e ao Diretor Presidente da Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul (Ageprev).

Wagner Guimarães/ALMS

Casa de Leis debate a paralisação das obras de duplicação da BR-163

Junior Mochi

A solicitação se baseia na informação qualitativa e quantitativa de quantos servidores possuem consignados acima do limite percentual estabelecido pela Lei Federal nº 10.820 de 2003, que "Dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento, e dá outras providências".

A legislação estabelece o limite percentual de 40% para empréstimos com desconto em folha, chamados empréstimos consignados. "A ideia é que a gente possa ter um levantamento, chamar as instituições financeiras para que possam fazer uma grande renegociação, uma grande repactuação, para que o servidor possa entrar dentro do limite legal dos 40% e a instituição, por sua vez, possa alongar o perfil dessa dívida e reduzir a taxa de juros", explicou via assessoria Mochi.

Em justificativa, o parlamentar explicou que ao obter as informações, é possível saber a real situação financeira dos servidores estaduais e avaliar medidas corretivas que os auxiliem a gerir melhor suas finanças pessoais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS