Durante uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, a secretária de Fazenda, Márcia Helena Hokama, respondeu a questionamentos dos vereadores sobre investimentos na cidade, execução das emendas impositivas, e a aplicação de recursos federais. Os vereadores destacaram a demora na aplicação das emendas, com questionamentos sobre a efetiva destinação de recursos, como no caso das obras em bairros. A vereadora Luiza Ribeiro também enfatizou a necessidade de um maior diálogo da prefeitura com o Governo Federal.
A execução das emendas impositivas, que são obrigatórias por parte da prefeitura, também foi cobrada pelos parlamentares. O vereador Ronilço Guerreiro destacou a importância de cumprir os compromissos assumidos com a população. Além disso, a secretária de Fazenda compartilhou dados sobre a arrecadação do município, como o aumento no ISS e o crescimento do IPTU, embora tenha mencionado uma queda no ICMS, que preocupa a administração municipal.
A secretária também abordou o aumento nas despesas com pessoal, que ultrapassaram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ela justificou que parte desses gastos se deve à expansão de serviços, como a entrega de novas salas de aula, para atender à demanda nas escolas municipais. O aumento de despesas impactou a classificação fiscal do município, colocando Campo Grande na letra C da Capacidade de Pagamento, o que pode dificultar novos empréstimos com a União.
A audiência também levantou o tema das suplementações no orçamento para o pagamento de folha na área da saúde, o que gerou preocupações entre os vereadores. A secretária se comprometeu a buscar maior equilíbrio fiscal nas contas da prefeitura, visando ampliar a capacidade de investimento e melhorar os serviços públicos. Uma nova audiência para a prestação de contas da Saúde ocorrerá na sexta-feira, com mais detalhes sobre a execução orçamentária.