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Política Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 18:13 - A | A

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 18h:13 - A | A

Campo Grande

Campo Grande completa quase 10 anos com IDEB abaixo da meta na rede municipal

Desde 2015, a capital sul-mato-grossense não tem conseguido atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC)

Fernanda Oliveira
Capital News

Divulgação Beto Pereira

Campo Grande completa quase 10 anos com IDEB abaixo da meta na rede municipal

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Campo Grande continua enfrentando desafios significativos na educação básica, conforme revelam os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desde 2015, a capital sul-mato-grossense não tem conseguido atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Nos anos iniciais do ensino fundamental, as notas variaram de 5,3 a 5,7, enquanto as metas estabelecidas eram crescentes, chegando a 6,3 em 2021. Nos anos finais, a nota de 4,8 em 2023 está abaixo da meta a ser estabelecida, o que indica um cenário preocupante.

O deputado federal Beto Pereira, pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo PSDB, atribui a baixa performance a uma falta de políticas públicas eficazes na educação. Segundo Pereira, há uma carência de iniciativas voltadas à educação em tempo integral, valorização dos professores e melhorias nas condições estruturais das escolas. Ele argumenta que a ausência dessas medidas contribui para o enfraquecimento da qualidade pedagógica e tecnológica, e promete mudanças significativas para reverter o quadro.

A situação da educação infantil em Campo Grande também é alarmante, com a cidade ocupando a 17ª posição entre as capitais no índice de alfabetização do MEC. Apenas 41,6% das crianças do 2º ano sabem ler e escrever, abaixo da meta de 44,3%. Beto Pereira destaca que a próxima administração municipal precisará enfrentar questões como a criação de vagas adicionais em creches e a expansão do tempo integral na pré-escola para melhorar a alfabetização e a base educacional.

Com base em sua experiência anterior como prefeito de Terenos, Pereira enfatiza que melhorias na infraestrutura educacional e investimentos em professores e alunos foram cruciais para o aumento do Ideb no município que ele administrou. A esperança é que essas práticas bem-sucedidas possam ser aplicadas para transformar a realidade educacional de Campo Grande, promovendo um futuro mais promissor para a educação na capital.

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