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Política Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009, 17:05 - A | A

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009, 17h:05 - A | A

A pedido de Duarte e Delcídio, ANTT cobra da ALL recuperação da ferrovia no Trecho Miranda-Corumbá

Da Redação (AP)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai fazer uma vistoria no trecho da ferrovia que liga Miranda e Corumbá e promover, no final de setembro, uma reunião em Corumbá, com lideranças políticas da região e dirigentes da América Latina Logística-ALL, para apresentar um plano de ações que visa aumentar a eficiência da ferrovia, tanto na manutenção quanto no uso dos trilhos.

As providências foram definidas na noite desta quarta-feira, 12 de agosto, em Brasília, durante audiência do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, com o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e o deputado estadual Paulo Duarte (PT). Para Duarte, que solicitou a reunião com o objetivo de levar ao conhecimento da ANTT o estado de má conservação em que se encontra a malha ferroviária administrada pela ALL, a decisão demonstra a boa vontade da
agência em resolver o problema.

“É fundamental que a ANTT, responsável pela fiscalização, possa agir no sentido de que a ALL, detentora do direito de exploração do ramal, possa efetivamente cumprir a sua obrigação, ou então, se não cumprir, que saia e dê lugar à outra empresa que faça isso . A ferrovia é um patrimônio da União, que não pode continuar sendo dilapidado”, frisou o deputado. Segundo Delcídio, a idéia é estabelecer metas para recuperar os trechos deteriorados.

“Nós não podemos mais continuar com o ramal ferroviário nas condições em que se encontra, sendo sucateado. Temos de estabelecer metas por trecho, como forma de fazer a ALL se movimentar e viabilizar os investimentos necessários para recuperar a ferrovia. Estamos criando as condições necessárias para que a empresa, com base nas metas, recupere a ferrovia, ou então, usando o direito de passagem, que ela repasse essa obrigação a outros interessados em fazê-lo”, defende o senador.

De acordo com Bernardo Figueiredo, no trabalho técnico a ser realizado pela ANTT serão levantados o potencial do transporte da região de Corumbá e definidas as ações necessárias para recuperar a ferrovia, visando a prestação de um serviço público de qualidade. O diretor falou também da possibilidade de parcerias público-privadas.

“A região tem um volume de carga e uma necessidade de transporte que viabiliza a atração de investidores privados, fora da concessão, para ajudar nesse resgate”, afirmou.Na avaliação de Paulo Duarte, com a disposição da ANTT, abre-se um caminho para resolver o problema do sucateamento da ferrovia.

“Pela primeira vez estou vendo uma atitude concreta da ANTT no sentido de dar uma solução ao abandono da ferrovia. Saio otimista da reunião, até porque caminhamos para uma proposta concreta de recuperação definitiva”, disse.

Delcídio destacou também a possibilidade de se fazer investimentos para ampliar a logística do modal de transportes de Mato Grosso do Sul “Trabalhamos com a alternativa de construir um novo ramal ferroviário até Porto Murtinho, para atender as mineradoras e também o Paraguai. Estamos diante de um grande desafio e eu tenho certeza absoluta que vamos ter êxito nisso”, acredita o senador. (Assessoria de imprensa)
 

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