Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025


Política Terça-feira, 11 de Agosto de 2020, 08:55 - A | A

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020, 08h:55 - A | A

Educação

Alems deve votar PL que inclui empreendedorismo como matéria curricular

Outras quatro projeto estão na pauta da Sessão Ordinária da Assembleia desta terça (11)

Flávio Veras
Campo Grande

Wagner Guimarães/TV ALEMS

Decretos de calamidade chegam a 47 em MS

Deputados durante sessão desta terça (11)

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) devem apreciar cinco matérias durante sessão remota desta terça-feira (11). Desses, quatro terão a primeira discussão e outra será apreciado e votado em discussão única.

 

O primeira que deverá entrar em pauta é Projeto de Lei 130/2020, De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos). A legislação regula sobre a inclusão do tema empreendedorismo como conteúdo transversal no currículo das redes de Ensino Médio público em todo o Estado. A proposta recebeu parecer favorável por unanimidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

 

Os outros três projetos previstos para a Ordem do Dia são de autoria do Poder Executivo. O Projeto de Emenda Constitucional 2/2020, que altera a redação da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul, modificando o caput do artigo 40, que trata das disposições gerais da Segurança Pública. Com a alteração, fica previsto na Carta Magna estadual a subordinação dos órgãos que compõe a Segurança Pública ao Governador do Estado, vinculando-os operacional e administrativamente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

O Projeto de Lei 148/2020, que acrescenta o inciso XI ao artigo 12, da Lei 4.135, de 15 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 27 da Constituição Estadual. Com o acréscimo deste inciso, é previsto adicional de risco de vida ao pessoal contratado temporariamente para o Departamento do Sistema Penitenciário do Estado e nas Casas de Guarda.

 

Por fim, o Projeto de Lei 126/2020, que altera a redação,  acrescenta e revoga dispositivos da Lei 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado. Entre as alterações está o tratamento diferenciado de alíquota em operações interestaduais de bens e mercadorias submetidos ao regime de substituição tributária, destinados a uso, consumo ou ativo imobilizado do contribuinte adquirente. Saiba mais sobre a matéria, clicando aqui.

 

Todas as matérias de autoria do Poder Executivo, pautadas para esta manhã, foram consideradas constitucionais, por unanimidade, pelos membros da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, da Casa de Leis. 

 

Já em discussão única, deve ser analisado o Projeto de Lei 128/2020, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), que denomina Leonel Gomes Ferreira o viveiro da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), localizado na rua General Osório, s/n, em Dourados. Por unanimidade, a matéria recebeu parecer favorável da CCJ.

 

A Sessão ordinário começa a partir das 9h, e é transmitida ao vivo pelos meios de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Claro Net TV, TV Alems,  Youtube, Facebook, Rádio Alems e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS