Na sessão desta terça-feira (8), os deputados estaduais retomaram a votação da moção de congratulação dada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), ao presidente eleito Lula (PT), a qual gerou polêmica e ficou para ser votada hoje, quando acabou rejeitada.
O pedido de vista foi solicitado pelo deputado João Henrique (PL), que usou a tribuna para repudiar a moção e afirmando ter estudado esta possibilidade, acabou conseguindo que tivesse a votação da moção.
Confira os deputados que votaram contra a homenagem: Evander Vendramini, Antônio Vaz, Contar, Coronel Davi, Herculano Borges, João Henrique, Mara Caseiro e Rinaldo Modesto. Mas ela precisava ter mais de 80% dos votos e por esta razão acabou não passando no parlamento.
O proponente lamentou: “Presidentes eleitos, governadores, senadores e tantas outras figuras políticas ilustres eleitas principalmente da política nacional mereceram dessa Casa moção de congratulação, de felicitação, de desejo de uma boa gestão, como é natural da democracia e das pessoas de bom senso. Então essa moção foi feita com esse intuito obviamente, independente da posição partidária de cada um, que é para o chefe da Nação eleito pela terceira vez”. Amarildo Cruz.