O governador André Puccinelli recebeu ontem de tarde (19) uma comitiva consular japonesa para discutir investimentos empresariais em Mato Grosso do Sul, projetos sociais e culturais de cooperação mútua e as atividades de celebração do centenário da imigração japonesa no Brasil, que será comemorada em junho de 2008.
Durante o encontro o cônsul japonês para Assuntos Políticos e Gerais, Akira Kusunoki, o diretor geral da Divisão da América do Sul e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Akira Miwa, também conheceram as potencialidades do Estado, principalmente nas áreas da agroindústria, indústria terciária e turismo.
“O governador nos apresentou toda a capacidade de produção do Estado. Sabemos que é um ótimo lugar para investimentos turísticos, agroindustriais e comerciais. Empresários japoneses já buscam investir na produção de álcool e açúcar, que é a atividade econômica que rende mais crescimento para Mato Grosso do Sul. A visita reforça a impressão e mostra que este é um estado que está se desenvolvendo”, afirmou o cônsul Akira Kusunoki.
Cem anos de Imigração Japonesa
Entre os projetos de celebração dos cem anos da imigração japonesa no Brasil discutidos no encontro desta tarde estão as ações concentradas em Campo Grande (onde estão programadas a construção de um museu e centro de convivência), Nova Andradina e Dourados (onde serão construídos monumentos e espaços públicos com temática oriental).
Para efetivar a construção do Centro de Convivência e do Museu da Imigração (que serão construídos na área correspondente à antiga estação ferroviária da Capital, entre a Rua Antonio Maria Coelho e Avenida Mato Grosso) serão celebrados convênios entre a prefeitura de Campo Grande, a Associação Okinawa e o governo do Estado. Também estão previstas parcerias para a revitalização de praças em motivos orientais, destacando a celebração.
“O centenário é uma comemoração que envolve não apenas Mato Grosso do Sul, mas todo o país. A idéia é fazer com que ela também celebre toda a nossa sociedade, cuja cultura é baseada na rica influência de todos os povos que escolheram Mato Grosso do Sul para viver. É um momento especial para todos, que com certeza contará com o apoio do Governo do Estado”, lembrou o deputado estadual Akira Otsubo.
Segundo o cônsul Akira Kusunoki, as celebrações no Brasil poderão contar com a presença do Príncipe Herdeiro do Japão, Naruhito Kōtaishi Denka. Para Kusunoki, a visita do Príncipe à Mato Grosso do Sul ainda não está certa, mas pode ser viabilizada através de uma apresentação do consulado. ( Com informações Marcio Breda, site do Governo)