Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024


Política Terça-feira, 27 de Novembro de 2007, 07:38 - A | A

Terça-feira, 27 de Novembro de 2007, 07h:38 - A | A

André participa de reunião com grupo de trabalho pela implantação da Fiocruz

Assessoria do Governo

A partir das 14 horas de hoje (27) acontece a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho responsável pela análise, viabilidade e elaboração do projeto para implantação da Unidade Regional da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em Mato Grosso do Sul. Estarão presentes os dois diretores da Fundação Oswaldo Cruz, que estão incluídos no Grupo de Trabalho.

Conforme o decreto estadual Nº 3.230, de 21 de novembro de 2007, o grupo é formado por representantes do governo estadual, da prefeitura de Campo Grande, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pelos dois técnicos designados pela Fiocruz: Maria do Carmo Leal, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, e Márcio Bóia, coordenador do programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Medicina Tropical.

A reunião faz parte do planejamento elaborado em outubro deste ano, durante reunião na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro/RJ, na presença do governador André Puccinelli (PMDB), do deputado federal e coordenador da bancada federal, Geraldo Resende (PMDB) e do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) com o presidente da entidade, Paulo Buss.

Na reunião serão discutidas quais as áreas prioritárias de atuação no Estado e será realizado ainda o trabalho de identificação do local onde será construída a nova unidade, levando-se em conta as necessidades de equipamento, pessoal e logística.
Entre as áreas de pesquisa que a unidade poderá focar estão a saúde da população indígena, e dos habitantes das regiões fronteiriças (com Bolívia e Paraguai), a saúde da mulher e da criança, o estudo do meio ambiente e sua relação com a saúde e, ainda, a saúde do trabalhador - em especial a questão do manuseio de agrotóxicos, já que a agricultura é uma força da economia estadual. A estratégia da Fiocruz poderá servir de elo para estreitar ainda mais os laços e a cooperação entre o Brasil e os dois países vizinhos. A ampliação da Fiocruz no Brasil deverá receber do Ministério cerca de R$ 148 milhões.

Participam da reunião desta terça-feira, no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, a partir das 14 horas, os integrantes do Grupo de Trabalho: secretária de Saúde, Beatriz Dobashi; coordenador estadual de Educação na Saúde, Milton Miranda Soares (SES); coordenadora de Atenção Básica, Adriana Maura Maset Tobal (SES); diretor geral de Vigilância em Saúde, Eugênio Oliveira Martins de Barros (SES); secretário municipal de Saúde Pública de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta; coordenadora geral de Planejamento em Saúde de Campo Grande, Maria Cristina Abrão Nachif; coordenador do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Rivaldo Venâncio da Cunha e a pró-reitora de Pesquisa de Pós-graduação da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS