Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Política Sábado, 05 de Julho de 2008, 13:21 - A | A

Sábado, 05 de Julho de 2008, 13h:21 - A | A

André promete se dedicar na campanha em dois municípios

Da Redação

O governador André Puccinelli (PMDB) promete subir no palanque, durante a campanha eleitoral deste ano, em dois municípios: Dourados e Aquidauana, onde pedirá voto para os candidatos a prefeito Murilo Zauith (DEM) e Fauzi Suleiman (PMDB).

O governador, que ao menos teoricamente garante não interferir na campanha de ninguém na maioria dos municípios, fez o anúncio ontem na obra inacabada do Parque do Produtor, onde está sendo construído o Shopping Norte-Sul.

Em Dourados, o PMDB indicou a ex-deputada estadual Bela Barros como vice na chapa encabeçada pelo democrata Murilo Zauith.

O motivo do interesse do governador em se envolver na campanha em Dourados, além de ser o segundo maior colégio eleitoral do Estado, deve-se à forte rivalidade com o grupo do prefeito Laerte Tetila (PT), que tenta eleger seu sucessor, o petista Wilson Biasotto, e com Ari Artuzi (PDT), com quem comprou briga após o deputado abandonar o PMDB.

Em Aquidauana, o peemedebista Fauzi disputará a prefeitura contra o empresário Odilon Ribeiro (PDT), apoiado pelo prefeito licenciado Felipe Orro e que tem como companheiro de palanque o ex-deputado estadual Raul Freixes (PDT).

Ao contrário desse comportamento, o governador garante, pelo menos teoricamente, não se envolver muito na campanha do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), que tentará mais quatro anos de mandato.

Questionado sobre se participaria da campanha na Capital, onde seu partido mantém hegemonia, André Puccinelli subestimou seus adversários. "Aqui não tem disputa", disse, referindo-se a disputa que envolve ainda a participação de outros quatro candidatos: Pedro Teruel (PT), Suél Ferranti (PSTU), Iara Costa (PMN) e Henrique Martine (PSOL).

Bases no interior

O PMDB lançou candidatos a prefeito em 41 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. O partido também disputará as próximas eleições com 26 postulantes ao cargo de vice-prefeito.

Em sete municípios, de acordo com levantamento da executiva regional, a legenda terá chapa-pura, como Campo Grande e Três Lagoas, dois dos principais colégios eleitorais do Estado.

O presidente da executiva regional, deputado federal Waldemir Moka, diz que são boas as chances de o partido eleger entre 25 e 30 prefeitos.

Moka afirma que o PMDB também buscará eleger o maior número de prefeitos da base de sustentação do governador André Puccinelli na Assembléia Legislativa.

A cúpula destaca o lançamento de candidatos a prefeito pelo PMDB nas principais cidades do Estado, como Campo Grande, Três Lagoas, Ivinhema, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana. “São municípios-pólo de grande importância para a economia do Estado", argumenta Moka. (Conjuntura On Line)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS