A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vai estudar alteração no traçado da malha ferroviária brasileira para atender a demanda produtiva de Mato Grosso do Sul, tanto da Região do Bolsão quanto da Região de Dourados. Serão aproveitados investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para o setor de forma a integrar o Estado ao sistema nacional para transporte de cargas. o governador André Puccinelli, o deputado federal Edson Giroto (PR-MS) e o secretário de estado Carlos Menezes estiveram reunidos na tarde e noite de ontem (02) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
Depois da reunião Puccinelli e Giroto conversaram também com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, onde expuseram a necessidade de a malha ferroviária nacional estar interligada ao Estado, como forma de baratear o escoamento da produção industrial e também atender às demandas da agropecuária.
“Mostramos a importância da interligação do sistema ferroviário brasileiro a Mato Grosso do Sul, com ramais ligados a Ferrovia Norte-Sul e também a estrutura ferroviária das regiões Sudeste e Sul. Esta interligação vai possibilitar que a produção sul-mato-grossense tenha um sistema de transporte de cargas que envolverá as malhas rodoviária, ferroviária e hidroviária nacionais”, destacou o parlamentar.
De acordo com o governador André Puccinelli, a construção de linhas ferroviárias no Estado torna possível o atendimento maior da produção com as indústrias que estão se instalando no Estado e também beneficiará toda a cadeia produtiva da agropecuária.