Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 09:36 - A | A

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019, 09h:36 - A | A

PROJETO DE LEI

Aprovada Lei que permite porte de arma dentro de propriedade rural

O projeto segue para sanção presidencial

Laryssa Maier
Especial para o Capital News

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Aprovada Lei que permite porte de arma dentro de propriedade rural

A segurança no campo foi o elemento central durante as discussões do projeto da proposta

Aprovado Lei 3.715/19, a qual autoriza a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural. Nesta quarta-feira (21), o Plenário da Câmara aprovou na noite desta por 320 votos a 61. 

 

A lei garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte de sua propriedade. Atualmente, a posse só é permitida na sede.

 

Durante a votação, os deputados rejeitaram uma emenda que permitiria incluir no projeto de lei um dispositivo que alteraria o Estatuto do Desarmamento para garantir porte de arma ao proprietário rural. 

 

Deputado Afonso Hamm (PP-RS), o relator do projeto, segundo Agência Brasil, disse a proposta tem o apoio do setor rural e que vai beneficiar os pequenos proprietários. “A arma, que nas mãos dos bandidos é uma ameaça à sociedade, nas mãos do cidadão de bem é garantia da paz social, porque ele vai usá-la em defesa da sua vida e de seus familiares”.

 

O elemento central durante as discussões, foi a segurança no campo. Os defensores da proposta afirmam que os agricultores precisam ter condições de se defender da criminalidade, enquanto os que se posicionavam contra o PL diziam que a medida poderia agravar a violência no campo.

 

O deputado Jorge Solla (PT-BA) disse que a posse estendida vai fomentar ainda mais a violência no campo, seja contra movimentos sociais, índios ou trabalhadores. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS