Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 08h:51 - A | A

Debate

Audiência Pública debate liberação da entrada de animais de estimação em hospitais

O assunto é tema do Projeto de Lei n° 9.326/19 que será debatido nesta terça-feira (25).

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Câmara vai receber série de audiências públicas sobre o Plano Diretor

O assunto é tema do Projeto de Lei n° 9.326/19 que será debatido nesta terça-feira (25).

 

Câmara de Campo Grande irá debater nesta terça-feira (25), às 14 horas, a liberação da entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados na Capital.

 

O Projeto de Lei nº 9.326/19, é de autoria do vereador Dr. Cury, proponente da Audiência, o qual está em tramitação na Casa de Leis.

 

Atendendo a proposta do parlamentar, o debate está sendo convocado pela Comissão Permanente de Defesa, Bem-Estar e Direito dos Animais, composta pelos vereadores Veterinário Francisco (presidente), Dr. Cury (vice-presidente), Ayrton Araújo do PT, Fritz e Eduardo Romero.

 

Durante a Audiência serão discutidos pontos referentes a liberação de entrada de animais de estimação em hospitais, com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Vigilância Sanitária, Diretores de hospitais, Sociedade de Psiquiatria de MS, Profissionais da área de saúde mental, estudantes e acadêmicos, protetores de animais e ONGs.

 

De acordo com o proponente do projeto, vereador Dr. Cury, “É estudada e comprovada a influência positiva que os animais têm na saúde humana. Além de serem excelentes companhias, os animais fazem bem à saúde e são verdadeiros protetores e cuidadores. Essa proposta já é realidade em alguns hospitais do Brasil, como o Albert Einstein, em São Paulo e, recentemente foi aprovada pela Assembleia Legislativa do nosso Estado. Acredito que a possibilidade do animal de estimação visitar seu dono no momento de uma enfermidade poderá sim, ajudar na recuperação”, destaca.

 

Conforme o texto do Projeto, o objetivo é autorizar o Poder Executivo a permitir a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados. O animal deverá estar com a vacinação em dia e higienizado, devendo o responsável comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal. A entrada dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital, e, solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente, não sendo permitida a entrada nos setores de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a pacientes vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, de unidade de tratamento intensivo – UTI, áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos. Os hospitais serão responsáveis por criarem normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para visitação.

 

A Audiência Pública será realizada nesta terça-feira (25), às 14 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS