Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 09:54 - A | A

Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 09h:54 - A | A

Saúde

Azambuja não se manifesta a pedido de ajuda do Amazonas

Executivo federal, governadores e parlamentares buscam soluções para amenizar a tragédia na capital amazonense

Flavia Andrade
Capital News

Tenentes Padoan e Danton / Ala 8

Azambuja não se manifesta a pedido de ajuda do Amazonas  Executivo federal, governadores e parlamentares buscam soluções para amenizar a tragédia na capital amazonense  O Amazonas vive um cenário de terror, Manaus está com centenas de pacientes agoniza

Pacientes de Manaus são transferidos para outros Estados

 O Amazonas vive um cenário de terror, Manaus está com centenas de pacientes agonizando pela falta de oxigênio e de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), solicitou ajuda à todos. Além de Reinaldo Azambuja (PSDB), outros cinco governadores de Estado não se manifestaram, os demais estados do Brasil, já declararam ajuda ao Amazonas.

O governo federal declarou que vai construir um hospital de campanha em Manaus e entregar 30 mil metros cúbicos de oxigênio para a cidade, até o início da próxima semana, governadores colocaram-se à disposição para receber em seus estados os pacientes amazonenses que precisam do insumo ou de tratamento especializado.

Nesta sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro declarou que o Executivo está fazendo a sua parte. Cerca de 500 cilindros de oxigênio já foram entregues em Manaus pelo Ministério da Defesa, que também transportou 50 toneladas de equipamentos e materiais para a montagem de um hospital provisório. Bolsonaro enfatizou ainda que pediu ajuda ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para o país do Oriente Médio enviar cilindros de oxigênio ao Amazonas. “A gente está sempre fazendo o que tem de fazer. Terrível, o problema em Manaus. Agora, nós fizemos a nossa parte. Recursos, meios”, disse o chefe do Executivo, pela manhã, a apoiadores.

Diversos Governadores de Estados criaram uma rede de solidariedade para Manaus, oferecendo leitos e equipamentos. O Estado de São Paulo prometeu enviar 40 respiradores para a cidade. De acordo com o governador João Doria (PSDB), “Conseguimos a solidariedade da Latam para encaminhar, transportar e entregar, imediatamente, à Secretaria da Saúde do Estado do Amazonas esses 40 respiradores. É uma pequena ajuda, mas é um sentimento solidário do estado de São Paulo aos seus irmãos do estado do Amazonas. Orientei, também, o nosso secretário da Saúde a disponibilizar leitos nos hospitais públicos e a gerenciar leitos em hospitais privados para aqueles que puderem ser transportados até São Paulo para o atendimento prioritário”, declara.

Até o momento, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), e os governadores Mauro Mendes (DEM-MT), Ratinho Júnior (PSD-PR), Coronel Marcos Rocha (sem partido-RO), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Mauro Carlesse (DEM-TO), não manifestaram apoio ao Estado do Amazonas.

Todos os demais chefes dos Executivos estaduais já declararam, publicamente, que estão à disposição. “Disponibilizaremos leitos de UTI pediátrico para atender as crianças do Amazonas. Equipes de saúde estão operacionalizando o transporte das crianças para Minas. Nós, mineiros, que já fomos muito ajudados em momentos de dor, estamos solidários”, destacou o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

O Congresso Nacional quer a convocação de uma comissão representativa para definir ações de enfrentamento ao momento crítico pelo qual Manaus passa. De acordo com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos deputados, “É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir”, enfatizou alegando que endereçou o pedido ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS