Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024



Política Quinta-feira, 16 de Julho de 2020, 08:06 - A | A

Quinta-feira, 16 de Julho de 2020, 08h:06 - A | A

Brasília

Bolsonaro sanciona marco legal do saneamento básico

Texto prevê universalização dos serviços de água e esgoto até 2033

Hélder Rafael
Capital News

Reprodução/TV Brasil

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira (15) a lei do novo Marco Legal do Saneamento Básico no país, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. O texto, aprovado no Congresso no mês passado após muita discussão, viabiliza a injeção de mais investimentos privados nos serviços de saneamento.

 

Atualmente, em 94% das cidades brasileiras o serviço de saneamento é prestado por empresas estatais. As empresas privadas administram o serviço em apenas 6% das cidades. A nova lei extingue os chamados contratos de programa, aqueles em que prefeitos e governadores firmavam termos de parceria diretamente com as empresas estatais, sem licitação. Com a nova lei, será obrigatória a abertura de licitação, na qual poderão concorrer prestadores de serviço públicos ou privados.

 

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já tem uma carteira de mais de R$ 50 bilhões em investimentos, pronta para ser oferecida à inciativa privada. O primeiro leilão deve ser em setembro, em Alagoas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS