Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 13:30 - A | A

Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 13h:30 - A | A

Sessão Ordinária

Câmara aprova Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários

Projeto visa a valorização da luta dos Povos Indígenas

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/CMCG

Câmara aprova Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários

Sessão ocorreu de forma remota

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande realizada nesta terça-feira (20), os vereadores aprovaram o projeto de lei 10.021/21, que prevê a criação da Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários, e institui o dia 19 de abril como data de Conscientização Sobre os Povos Indígenas em Campo Grande.

 

A vereadora Camila Jara (PT), autora da proposta, explica que a iniciativa visa dedicar a Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários ao desenvolvimento de atividades educativas em escolas municipais e demais instituições culturais, com o intuito de promover a conscientização sobre a cultura desses povos.

 

Divulgação/CMCG

Projetos de valorização aos povos Indígenas são protocolados na Câmara

Camila Jara durante visita na aldeia Cana

Para a parlamentar, a data não deve ser considerada apenas uma celebração, mas sim um dia de reconhecimento à luta Indígena. “É preciso ressignificar as festividades de 19 de abril, que é uma data de visibilidade, mas não de uma forma caricata e carregada de estereótipos e preconceito como tem sido feito há anos. Sala de aula é lugar de desconstruir estigmas e as atividades adaptadas para cada série, para cada idade, vão resgatar a consciência de que temos parte de nossas raízes e origem nesses povos, que passaram as últimas décadas lutando para que seus direitos sejam respeitados, podendo viver de acordo com seus costumes e necessidades em seus territórios”, destacou Jara via assessoria.

 

O projeto de lei foi aprovado em caráter de urgência, em único turno de discussão e votação, a proposta segue para sanção do prefeito Marcos Trad (PSD). Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul concentra a segunda maior população Indigena do Brasil, com oito etnias e seis línguas-mãe, desse modo tornam-se fundamentais iniciativas que promovam a valorização da luta dos povos originários. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS